Economia Colaborativa

21/01/12 Paola Caiuby Santiago

Um dos debates interessantes do EC foi sobre economia colaborativa. Por que um indivíduo sempre tem que perder para que o outro possa ganhar? Por que não podemos evoluir como uma cultura colaborativa, em que projetos se conectem e empreendedores se beneficiam dos aprendizados uns dos outros – de ideias colaborativas e da criação da filosofia do ganha-ganha.

Quando passei no programa, a reação de todos foi “que máximo vou torcer por você!”. Já nascemos com a política do ganha-perde. Acredito que a mídia de massa nos influencia bastante, Omo VS. Ariel, Coca-Cola VS. Pepsi, Big Brothers, SBT VS. Globo… No momento que explico que todos os empreendedores saem ganhando com o projeto, as pessoas fazem cara de surpresa!

É isso ai! Precisamos mudar a mentalidade dos indivíduos e esse é um start muito interessante. São sete empreendimentos criativos, onde todos se beneficiam e até podem criar parcerias entre projetos. Já vi o Conexão Cultural conectado com alguns dos empreendimentos do EC: o Espaço Garimpo pode ter um espaço POP-UP dentro do Hub Cultural, que também pode se beneficiar da expertise do Pixel e de sua arte digital que, por sinal, pode criar uma parceria com o MUTZ no guia colaborativo de museus!

Trabalhemos rumo à economia colaborativa!!

Share Button