Gestão cultural em ambiente empresarial

26/07/12 Redação

Alguns dos mais renomados profissionais do mercado participarão do curso Patrocínio Cultural, de 7 a 30 de agosto na capital paulista. Além de casos concretos, o curso apresentará ferramentas e técnicas para o aprimoramento da gestão cultural em ambiente empresarial.

Promovido pelo Cemec, primeiro centro de formação especializado em negócios criativos, o curso tem coordenação do consultor Leonardo Brant, responsável por implementar políticas de patrocínio cultural para grandes empresas como Avon, Comgás, Vivo e Fundação Vale, entre outras.

As grandes mudanças no cenário político e mercadológico obrigam as empresas a reinventarem o jeito de atuar na área cultural. “A Lei Rouanet em fase de alteração, a consolidação da economia criativa, a proximidade de grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, o avanço do mercado de entretenimento e as novas tecnologias de informação e comunicação apresentam novas perspectivas, animadoras, para o mecenato empresarial”, aponta Brant. “O curso pretende ampliar a visão e as perspectivas do patrocínio por quem toma as decisões e acompanha essas mudanças”, reforça o consultor.

O programa apresenta o patrocínio como uma poderosa ferramenta de comunicação empresa-sociedade e casos experimentados, propondo-se a suprir a necessidade de informação e esclarecimento por parte de empreendedores e executivos responsáveis pelo patrocínio no mundo empresarial.

Eliane Costa, ex-gerente de patrocínio da Petrobras e uma das professoras do curso, observa que “nos últimos anos, a compreensão das potencialidades do patrocínio passou a requerer uma abordagem mais complexa dessa ferramenta de comunicação, por vezes ainda entendida de forma simplista, embora nem sempre ingênua, como um mero repasse de recursos”. E aponta alguns caminhos para enfrentar esses desafios, exigindo “uma maior sistematização da ação de patrocínios, incluindo a adoção de mecanismos de gestão democrática da demanda (editais de seleção pública de projetos, por exemplo), bem como o refinamento de seus processos e controles, ao lado da qualificação de seus técnicos e gestores”, reforça a consultora.

O curso aborda ainda, o patrocínio cultural como ferramenta de comunicação, com grande capacidade de agregar reputação a uma marca, ativo cada vez mais valioso para qualquer instituição. Para o coordenador do curso, o patrocínio “precisa ser compreendido como inovação, inteligência, transcendendo o mecenato empresarial tradicional, para a configuração de ações e relações orgânicas, conscientes e efetivas com a sociedade”, conclui.

Programação

O curso Patrocínio Cultural será realizado de 7 a 30 de agosto, na sede do Cemec, em São Paulo com as seguintes aulas:

  • Planejamento Cultural – Leonardo Brant – como construir uma política cultural privada.
  • Modelos de Patrocínio – Marcelo Azevedo – o patrocínio diante dos desafios de comunicação empresarial.
  • Mercado Cultural – Eduardo Saron – o cenário brasileiro e as mudanças no panorama do investimento privado em cultura.
  • Gestão de Patrocínio – Mario Mazilli – acompanhamento de projetos; interlocução cultura-empresa.
  • Incentivos Fiscais – Fernando Quintino – Lei Rouanet, Fumcad, Lei do Esporte e Lei de OSCIP.
  • Editais e Convocatórias – Eliane Costa – o edital como ferramenta de patrocínio: como planejar e implementar um edital.
  • Marketing Cultural – Sergio Ajzenberg – do top of mind ao top of heart: patrocínio como estratégia de encantamento.
  • Economia Criativa – Piatã Stoklos Kignel – patrocínio como modelo de negócios.

Sobre o Cemec
Cemec é o primeiro centro de formação especializado em negócios criativos do Brasil. Com a missão de oferecer conhecimentos relevantes, aplicados ao aprimoramento profissional de gestores e empreendedores criativos, o Cemec trabalha para o desenvolvimento de uma nova economia, baseada na cooperação, promoção da diversidade e garantia dos direitos culturais a todos os cidadãos.

O constante aprimoramento metodológico busca propiciar experiências inovadoras aos participantes dos programas de formação realizados pelo Cemec, conectando elementos da educação corporativa tradicional e suas ferramentas de networking com as novas tecnologias de informação e comunicação, com seus processos colaborativos e gestão de conhecimento em rede.

O Cemec pesquisa, articula e desenvolve conteúdos em parceira com alguns dos mais renomados especialistas do mercado. Compromissado com a geração de negócios criativos como parte integrante do processo de aprendizado em rede, o Cemec busca conectar gestores e empreendedores, construindo coletivamente novos mercados e modelos de negócios, proporcionando o avanço do mercado criativo no Brasil.

Patrocínio Cultural
Data: 07 a 30 de agosto, às terças e quintas
Informações e inscrições: http://www.redecemec.com/ (11) 2389.5708 | atendimento@redecemec.com
Local: Rua Prof. Frontino Guimarães, 302, Vila Mariana, São Paulo

Share Button