Acadêmico e popular

23/09/11 Redação

Dos pequenos campos de futebol em Juazeiro do Norte – CE ao Teatro municipal de Ribeirão Preto a pequena Cia. teatral “Numseikitem” realizou mais de 64 apresentações desde a sua criação em 2006 e passaram em 2010 por mais de 24 cidades em quatro estados brasileiros.

Murilo Cesca que é integrante da Cia. foi um dos pré-selecionados para participar do programa e faz parte da Rede #Criative de Empreendedores Criativos. Ele conta que a Companhia formada em Curitiba-PR é mambembe e busca promover no território nacional a interação estética a cultura popular e os estudos acadêmicos através das residências artísticas, apresentações e oficinas de teatro, música e cultura popular.

Murilo argumenta que a ideia principal da Companhia é promover o acesso a cultura, proporcionando entrada gratuita nos espetáculos, mas além disso, democratizar a forma de acessar o público com a arte e de tornar o teatro um atrativo auto-sustentável. Para isso, a interação com a cultura popular é fundamental, “O trabalho criativo dos atores não está limitado a diferentes baterias de ensaios relacionados a um modelo pré-estabelecido de representação teatral,  mas sim com a cultura e saber teatral do ator, interagindo com a sabedoria popular e vivência artística do outro, que transmite , de geração em geração, a obra de arte viva, o ator de sua manifestação cênica” diz Murilo.

Com o programa Empreendedores Criativos a Cia. quer reafirmar parcerias, criar um portal de vídeo, realizar um documentário entre outras ações em rede com outras companhias e artistas. Quer também aprimorar um plano de negócios e circular melhor o negócio da Companhia.

Confira abaixo um vídeo sobre o processo de criação do espetáculo “tudo, quase nada” da Cia. em 2010:

Encontre a Cia. Nunseikitem nas redes:

http://numseikitem.blogspot.com

Facebook (Murilo Cesca, responsável pela inscrição da Cia.)

Twitter

Canal Youtube

 

 

Share Button